07 março, 2013

Invenções: Balão de gás (1824)

Michel Faraday 91791-1867), um dos principais físicos britânicos, é famoso por ter descoberto princípios relacionados à indução magnética e a relação entre magnetismo e eletricidade. Mas foi também um professor criativo e, na verdae, foi até quem deu início à tradição das palestras de Natalm do Instituto Real (as palestras, televisionadas para o Reino Unido, são proferidas, até hoje). Faraday teve até uma unidade de medida batizada em sua homenagem: o fard é uma unidade de capacidade elétrica. Mas uma realização deste cientista raramente citada nos livros de histporia é a invenção do balão de gás.

Balões de gás eram feitos de tripas havia centenas de anos. Esses brinquedos fedorentos, presos à ponta de varetas. eram vendidos em praças públicas na Europa da Idade Média, po palhaços que os moldavam com formas curiosas. Os balões de Faraday eram mais higiênicos, feitos com duas folhas de borracha "soldadas" a fim de formar um saco. Quando enchido com hidrogênio, o balão flutuava, desafiando a lei da gravidade e permitindo que Faraday fizesse observações maticulosas a respeito das pripriedades do gás.
Os balões se  tornaram disponíveis comercialmente um ano mais tarde, quando o fabricante de borracha Thomas Handcock começou a produzir um kit para se fazer balões.


Créditos: 1001 invenções que mudaram o mundo pgn.280

Nenhum comentário:

Postar um comentário