28 fevereiro, 2013

Invenções: Taumatrópio (1824)


Notável médico inglês, John Ayrton Paris (1785-1856), inventou o taumatrópio, um brinquedo popular na Inglaterra vitoriana. Ele foi concebido não como forma de entreterimento, e sim para demonstrar um fenômeno óptico.

O taumatrópio era um instrumento simple: um disco com uma imagem de cada lado preso a dois pedaços de barbante. O disco era girado manualmente para enrrolar as cordas que, depois, se desenrolavam depressa. Isso fazia com que o disco girasse velozmente, permitindo que as imagens dos dois lados fossem vistas numa sucessão rápida. As duas imagens são interpretadas pelo olho humano como uma única imagem. Este fenômeno é conhecido com 1perspectiva de visão', e foi demonstrado durante uma reunião do Colégio Real de Médicos em 1824. Uma das exibições de Paris continha um pássaro em mum dos lados do disco e uma gaiola vazia do outro lado. Quando girado rapidamente, o disco mostrava ao olho a im,agem do pássaro dentro da gaiola.

O taumatrópio foi certamente um importante antecessor do cinema e da animação. Quando assistimos a um filme no cinema, estamos vivenciando a mesma persistência da visão que Paris demonstrou com seu taumatrópio, uma vez que vemos uma série de imagens imóveis passando diante de nossos olhos a tal velocidade que parecem se mover. O desenho animado funciona sob o mesmo princípio.

Paris mostrou pouco interesse pelas aplicações não científicas de sua invenção e continuou a dedicar seus esforços para a pesquisa médica. Mais tarde escreveria alguns dos mais importantes livros médicos de sua geração.
 
Creditos: 1001 invenções que mudaram o mundo, pg.281

Nenhum comentário:

Postar um comentário